A Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere irá receber o certificado da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Rede UNAL – UNESCO Associated Libraries).
As cerca de 500 Bibliotecas de todo o mundo, que já pertencem a esta rede, defendem a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, da proteção do ambiente e da luta contra o analfabetismo entre outros.
Aberta ao público desde 1999, integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e pertence à Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo. Foi inaugurada em 2004 com a presença do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio. Tem 3794 utilizadores inscritos e uma média de 140 visitas diárias.
Disponibiliza serviços de pesquisa na internet, apoio à realização de trabalhos escolares, estudo, leitura presencial e empréstimo domiciliário de livros, revistas, música e cinema. A sua coleção abarca todas as classes do saber com cerca de 23 mil documentos em vários suportes, todos disponívies para empréstimo domiciliário, assumindo-se assim como porta de acesso ao conhecimento, tendo um papel fundamental na comunidade, funcionando também como ponto de encontro e de convívio.
Destaca-se ainda o facto de:
Ser a única sala de exposições do concelho onde mensalmente se pode ver o trabalho de vários artistas de várias manifestações artísticas;
Ser uma sala de formação em varias áreas do conhecimento;
Chegar de forma descentralizada às Juntas de Freguesia, escolas, empresas e a todos os que não se possam deslocar por incapacidade física;
Ser um espaço de contos e histórias diários durante o período de aulas aos alunos da pré-primária e 1º ciclo e um local de estudo e tranquilidade para os alunos, mesmo universitários.
Aceda à galeria de imagens desta biblioteca.
25-9-2017 RD